Programas trazem eficiência à gestão de Qualidade na Condor
São Bento do Sul – Com o objetivo de melhorar os seus processos, produtos, ambiente, segurança e bem-estar de funcionários, a Condor aplica em suas operações um sistema próprio de qualidade. O chamado Sistema de Gestão da Qualidade Total é composto de quatro projetos, que combinam técnicas de gestão e filosofias de trabalho.
A excelência do trabalho torna a Condor referência na região. Por esse motivo, desde 2007, ela é integrante do Núcleo Catarinense de Círculos de Controle de Qualidade, ao lado de diversas empresas do estado de Santa Catarina. O núcleo realiza reuniões bimestrais como benchmarking, além de promover diversos eventos em conjunto, como treinamentos para circulistas, coordenadores e gestores dessas companhias. Atualmente a gestão de qualidade Condor atua com quatro frentes:
Programa 5S – Trata-se de uma filosofia japonesa que, somada a outras ações de gestão, tem como objetivo promover resultados organizacionais eficazes e gerar melhor desempenho entre os colaboradores por meio de processos simplificados e enxutos. O programa foi implementado na Condor em 1995. “A partir da aplicação dos 5 sensos, os funcionários são levados a entender o seu papel dentro da organização e aderirem a essa filosofia. Três vezes ao ano, auditores fazem uma análise nos departamentos para avaliar se o modelo está sendo aplicado corretamente”, conta Giselli Pereira de Souza, responsável pelos programas de qualidade da Condor.
Sistema de Qualidade Total – É uma série de normas instauradas na companhia com base no sistema de gestão ISO 9001, juntamente a outras boas práticas de governança corporativa e controle, que garantem a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil. Implementado desde 1972, o sistema funciona como um instrumento para ajudar os gestores a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. O sistema permite um controle geral da qualidade na gestão. “Por meio dele, identificamos riscos que podem prejudicar as atividades da empresa, medimos e avaliamos os resultados de desempenho e eficácia do processo, asseguramos a melhoria contínua e monitoramos continuamente a satisfação dos nossos clientes”, explica.
Grupos de Melhorias – Implementados desde 2003, os Grupos de Melhoria Condor têm foco em aperfeiçoar os produtos e os processos em toda a companhia, com reuniões mensais. Atualmente, os grupos de oito pessoas cada e de diferentes áreas trazem sugestões de melhorias, resolução de problemas e oportunidades. Os participantes são avaliados por meio de uma régua de pontuação onde, no fim de cada ciclo, recebem benefícios como vale-compras. “Nestes 17 anos, já implementamos cerca de 4,5 mil sugestões de melhorias”, explica Claudio Antonio Treml Junior, gerente de qualidade da Condor.
Portal de Ideias – É um canal criado pela Condor para que os colaboradores enviem sugestões de produtos ou projetos. Alguém que tem uma ideia interessante ou proposta faz o registro no site e tudo é avaliado pelas áreas responsáveis. As sugestões são analisadas uma a uma e seguem com a implementação, se aprovadas. “O Portal de Ideias é uma prova que temos funcionários comprometidos e que vestem a camisa da empresa, buscando soluções para melhorar nossos processos como um todo”, ressalta o gerente de qualidade sobre a cultura que foi construída na empresa ao longo dos anos.
Texto e foto/Impulso Comunicação
Mafalda Claudino
Publicado em https://www.ojornaleiro.com.br/principal/programas-trazem-eficiencia-a-gestao-de-qualidade-na-condor/
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